sábado, 3 de outubro de 2015

Dicas para Trilha: Equipamentos e suas Funções

A primeira trilha ninguém esquece... 
Dirigir na trilha pela primeira vez é uma experiência mágica. 
Mas é necessário respeitar várias regras simples. 

É comum ouvir histórias impressionantes envolvendo Off-Roaders sem experiência. Se o carro ou o piloto não estão bem preparados , a trilha será lembrada como a mais demorada, a mais difícil ou aquela em que o 4x4 foi rebocado o tempo todo, recebendo o apelido de "ROLHA DE TRILHA" pois entope o caminho.

» O 4X4 IDEAL
Não existe um veículo ideal para todos os tipos de trilhas e terrenos : Lama, areia ou pedras. Cada situação requer uma preparação diferente, o que torna inviável um só "Tuning". O mais prático é escolher um veículo "genérico" e, com sorte e, principalmente, perícia e experiência, ele atenderá à maioria das tarefas que esperamos dele. Não dispense a ajuda daquele seu conhecido "expert" no assunto, isso poupa tempo e dinheiro. O melhor 4x4para o iniciante é aquele que cabe no seu orçamento, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar na escolha. Obviamente esta é uma análise rápida e curta.

» JEEP WILLYS, Ford, Rural e F75

Em qualquer ano ou modelo, é tradicional "entrey car" (carro de entrada em determinado segmento de mercado) de todos os iniciantes e profissionais do off-road. E foi o primeiro a ser comercializado em larga escala e, até hoje, é o mais numeroso nas trilhas brasileiras. Ao omprar , faça uma inspeção cuidadosa, pois devido à idade avançada da maioria estão rodando, pode haver sérios problemas Mecânicos ou de corrosão.

http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_1.jpg
» SUZUKI SAM
Verdadeiro guerreiro das trilhas, este 4x4 japonês é realmente um vencedor. É valente e supera obstáculos que muitos pilotos experientes não imaginam. Parecido com os Willys, o Samurai, apesar de ter suas vendas interrompidas, é um dos preferidos pelos pilotos iniciantes. Dotado de tração 4x4 optativa, é leve e tem um bom conjunto mecânico. Faz trilhas com obstáculos pesados, sem apresentar muitas quebras (é bem resistente).Os modelos mãos novos possuem suspensões com molas helicoidais na dianteira, aumentando o conforto.
http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_2.jpg
» JPX
Fabricado no Brasil na década de 90, está 4x4 optativo é muito é muito bom, dotado de uma suspensão imbatível no off-road. Entretanto ele é pesado e tem problemas relacionados ao motor, especialmente no sistema de arrefecimento. Peste atenção nesse detalhe. Com preço maior que os outros,o modelo tem como vantagem adicional motorização a diesel (por isso o preço maior).

http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_3.jpg
» ENGESA
Também fabricado no Brasil pela empresa homônima, este 4x4 optativo é uma boa opção de compra para iniciantes. Oferece suspensão com molas helicoidais de grande curso, tem a desvantagem de não oferecer caixa de transferência (redução), o que foi compensado por uma primeira marcha bastante reduzida. Foi vendido com motor a gasolina (originalmente motor GM Opala 4 cilindros) e diesel (4 cilindros Perkins) com muito poucas unidades originais.
http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_4.jpg
» NIVA
Valente veículo russo importado na década de 90. Este 4x4 integral é valente nas trilhas, mas sofre pela ausência do chassis (é fabricado em sistema monobloco),
o que diminui sua vida útil, principalmente quando usado em obstáculos pesados (erosões). Verifique com cuidado o estado da carroceria para corrosão e trincas.
http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_5.jpg

» LAND ROVER - DEFENDER
Este veículo inglês foi importado pelo Brasil em 1991 e em 1999 passou a ser produzido aqui. Fabricado desde 1948, este 4x4 integral tem boa aceitação no mercado, tendo como principal obstáculo o preço alto (tanto para aquisição de usado quanto de novo), principalmente devido ao motor diesel. Ao adquirir um modelo antigo, atente para a transmissão (folgas e vazamentos) e corrosão do chassis. 

http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_6.jpg
» TROLLERVeículo nacional de boa aceitação no mercado. Com 4x4 optativo, tem boa relação custo/benefício(principalmente na versão a gasolina/álcool), suspensão em molas helicoidais, baixo peso e conforto são os pontos de destaque deste 4x4. A versão movida a motor a diesel é mais cara. Para comprar um usado, atente ao sistema de direção e transmissão(quebras e vazamentos).
http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_7.jpg

» PREPARANDO-SE PARA PILOTAR
Existem diversos cursos Off-Road, ministrados por Jeep Cubes e profissionais da área que ensinam as principais técnicas de condução e, principalmente, segurança. Nunca vá para trilha sozinho (se possível faça o percurso em dois ou mais carros ). As vezes, o piloto acha que é suficiente saber dirigir bem para enfrentar as trilhas , mas quase sempre a presença do "Zequinha" é oportuna e pode salvá-lo de apuros. Mantenha sempre os dedos fora do volante, pedras no chão (algumas invisíveis) podem se chocar contra as rodas e fazer com que o volante gire forte e sem aviso, podendo até quebrar os dedos se eles estiverem dentro do aro. Mantenha os pneus traseiros e dianteiros nas pedras mais altas, com isso o piloto tem a certeza de que o restante do seu 4x4 está a salvo por baixo. Ao entrar na terra , use todos os recusos disponíveis no 4x4, terrenos com pouco atrito permitem o acionamento da tração 4x4(nos veículos equipados com 4x4 optativo) ou o bloqueio do diferencial central (veículos equipados com tração 4x4 integral). 

http://www.4wd.com.br/4WD/revista/primeira-trilha/foto_8.jpg

» ESCOLHENDO A TRILHA
Na estréia, escolha uma trilha leve, sem barrancos ou precipícios que possam causar sustos. Como a primeira impressão é a que fica, um roteiro muito radical poderá "espantar" seus familiares, principalmente se o piloto for estreante. Para fazer uma trilha é importante levar água potável em quantidade razoável para todosos ocupantes, uma muda de roupa (pode chover) , ferramentas (mesmo que o piloto não saiba consertar o carro, sempre pode-se encontrar alguém disposto a ajudar) e alguns alimentos leves (frutas, biscoitos, barras energéticas), pois nunca se sabe o tempo exato da aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie sua matéria flaheleh@gmail.com